Manguezal

Manguezal
Os manguezais, ou florestas de mangue, podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil. São ricos em alimento, servindo de abrigo para diferentes espécies animais. Também funcionam como um filtro biológico, retendo terra e outros materiais trazidos pelos rios, evitando que escoem para o mar.

Antigamente havia manguezais na desembocadura dos rios na Baía de Guanabara e em quase toda a sua orla. Ao longo dos anos, foram sendo aterrados e destruídos para obtenção de novas áreas "saneadas" e para a construção de moradias e estradas, como a Av. Brasil e a Rodovia Niterói-Manilha.

Ainda podemos encontrar manguezais em vários pontos do RECÔNCAVO DA BAÍA DE GUANABARA, na Ilha do Governador e na foz dos rios Iguaçu e Estrela, mas os mais preservados estão protegidos pelo IBAMA na APA (Área de Proteção Ambiental) de Guapi-Mirim. São alimentados pela água doce dos rios Guapi/Macacu, Caceribu e Guaxindiba-Alcântara, Suruí e de outros rios menores.

Os manguezais dependem tanto de água salgada quanto de água doce e são constituídos principalmente por três espécies de árvores: o mangue vermelho ou bravo, o mangue branco e o mangue seriba ou seriuba.

Há mais de 7 mil anos as florestas de mangue forneceram uma alimentação rica em proteína aos homens dos SAMBAQUIS. Próximo à APA de Guapi-Mirim ainda encontra-se vestígios destes sambaquis e até hoje a pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos é a principal fonte de subsistência para muitos moradores de Guapimirim, Magé, Itaboraí e São Gonçalo.

As sementes das árvores típicas do manguezal brotam ainda na planta-mãe e são lançadas na água do mar.

Os manguezais dependem da água doce dos rios e da água salgada do mar.

As florestas de mangue são fonte de subsistência para um grande número de famílias.
Fonte: http://www.portalbaiadeguanabara.com.br/portal/floresta4.asp#


http://www.umpedeque.com.br/site_umpedeque/arvore.php?id=691

Nenhum comentário:

Postar um comentário